Como Configurar uma Mensagem Automática no Outlook Web e no App

Durante períodos de férias ou ausência, é essencial informar seus contatos que você não estará disponível para responder aos e-mails imediatamente. Para isso, o Outlook permite configurar mensagens automáticas de resposta. Este tutorial irá guiá-lo para configurar essas mensagens tanto no Outlook Web quanto no aplicativo móvel.

No Outlook Web

  1. Acesse o Outlook Web:
    • Abra o navegador e acesse Outlook Web.
    • Insira suas credenciais para fazer login.
  2. Acesse as Configurações:
    • Clique no ícone de engrenagem (localizado no canto superior direito).
    • Role até o final do menu lateral e clique em Exibir todas as configurações do Outlook.
  3. Configurar Respostas Automáticas:
    • No painel de configurações, selecione Email > Respostas automáticas.
    • Ative a opção Ativar respostas automáticas.
  4. Defina as Preferências:
    • Período específico: Marque a opção para configurar uma data e horário de início e término da mensagem automática.
    • Mensagem: Insira o texto da mensagem que será enviada. Por exemplo:”Olá, obrigado pelo seu contato. Estou de férias e retorno no dia [data]. Durante esse período, não terei acesso ao e-mail. Para assuntos urgentes, entre em contato com [nome/contato].”
  5. Envio para Externos:
    • Marque a opção Enviar respostas automáticas para pessoas fora da minha organização se desejar que contatos externos também recebam a mensagem.
  6. Salvar:
    • Clique em Salvar para ativar a mensagem automática.

No Aplicativo Móvel do Outlook

  1. Abra o App do Outlook:
    • Disponível para iOS e Android. Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado.
  2. Acesse as Configurações:
    • Toque no ícone de menu (geralmente localizado no canto superior esquerdo).
    • Selecione o ícone de engrenagem para acessar as configurações.
  3. Escolha a Conta:
    • Toque na conta de email para a qual deseja configurar a resposta automática.
  4. Configurar Respostas Automáticas:
    • Encontre a opção Respostas automáticas e toque nela.
    • Ative o interruptor para habilitar as respostas automáticas.
  5. Defina os Detalhes:
    • Insira o texto da mensagem que será enviada automaticamente.
    • Caso deseje, configure para que a mensagem seja enviada apenas dentro de um intervalo específico de datas.
  6. Salvar Alterações:
    • Toque em Concluir ou Salvar (dependendo da versão do app).

No Aplicativo para Desktop do Outlook

  1. Abra o Outlook no Computador:
    • Certifique-se de que o Outlook esteja instalado e atualizado.
  2. Acesse as Configurações de Respostas Automáticas:
    • Clique em Arquivo no canto superior esquerdo.
    • Selecione Respostas Automáticas (Fora do Escritório).
  3. Ative as Respostas Automáticas:
    • Na janela que será aberta, selecione Enviar respostas automáticas.
  4. Configure as Preferências:
    • Período específico: Marque a opção Enviar apenas durante este intervalo de tempo e defina a data e o horário de início e término.
    • Mensagem: Insira o texto que será enviado automaticamente. Por exemplo:”Olá, obrigado pelo seu contato. Estou de férias e retorno no dia [data]. Durante esse período, não terei acesso ao e-mail. Para assuntos urgentes, entre em contato com [nome/contato].”
  5. Envio para Externos:
    • Clique na aba Fora da Minha Organização e insira uma mensagem para contatos externos, se necessário.
  6. Salvar e Fechar:
    • Clique em OK para salvar as configurações e ativar a mensagem automática.

Dicas para Criar uma Mensagem Eficiente

  • Seja claro e breve sobre sua ausência.
  • Informe uma data de retorno.
  • Caso tenha um contato substituto, inclua o nome, e-mail ou telefone da pessoa.
  • Se for necessário, use idiomas diferentes para responder automaticamente a contatos internacionais.

Com essas etapas, você garante que seus contatos sejam devidamente informados enquanto você aproveita seu período de descanso. Certifique-se de testar a configuração enviando um e-mail para si mesmo antes de sair!